Uma reunião entre o Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido e representantes de quatro prefeituras da região começa a engrossar a fila pela implantação do monotrilho em Cotia. Além de Cotia, Osasco, Carapicuíba e Itapevi defendem o metrô como alternativa para melhorar o trânsito na região. Pois o metrô, mesmo sendo instalado na cidade de Cotia atenderia as cidades da região.
A orientação do governador Geraldo Alckmin é a de que projetos que beneficiem mais de uma cidade, têm prioridade. O secretário teria garantido aos representantes das cidades que irá encaminhar o projeto ao Ministério das Cidades e já agendou uma reunião de trabalho com os prefeitos para definir os próximos passos.
No inicio do ano, Edson Aparecido se reuniu com o novo Ministro das Cidades Mário Negromonte para discutir parceria de viabilização dos principais projetos que serão desenvolvidos nas regiões metropolitanas de São Paulo, com foco prioritário no combate às enchentes e na mobilidade urbana, onde se encaixa o projeto do metrô.
O prefeito de Cotia Carlão Camargo, no inicio do ano passado entregou o projeto ao então Ministro das Cidades Marcio Fortes, que na época, considerou a idéia “interessante” e sinalizou que poderia ser implantada com verbas do PAC 2.
Na semana passada o vice-prefeito de Cotia Moisés Cabrera esteve com o novo Ministro Negromonte para reforçar os projetos de Cotia que estão na fila do ministério.
De acordo com os números apresentados nas primeiras discussões, colocada na ordem do dia pelo grupo Think Tank – Pensar e Agir Granja Viana, a obra pode ser concluída no tempo máximo de dois anos, com capacidade para atender 320 mil passageiros por dia, a um custo total de R$ 2 bilhões. A linha entre o centro de Cotia e a estação Vila Sônia, no entroncamento com a linha amarela (Vila Sonia – Estação da Luz), teria 22 quilômetros e 18 estações. Seriam necessários apenas 33 trens em operação e o tempo máximo de espera de 2 minutos e 20 segundos.
Para deputado corredor é melhor solução
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), em uma discussão numa rede social da qual participa, ao ser questionado sobre o projeto do metrô em Cotia, disse que acha mais viável a a construção de um corredor de ônibus pela Raposo. “É mais rápido e barato, e resolve! Desde que seja fiscalizado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos) e não abandonado como está todo o transporte intermunicipal”.
Fonte: Cotia Todo Dia
Estamos realmente precisando de um metro. Infelizmente nao vemos acoes para que este projeto comece.