Reunião na Granja Viana apresenta plano de duplicação de ferrovia

Como já anunciado, a América Latina Logística (ALL) vai duplicar a via férrea dentro da Reserva do Morro Grande.

Na próxima quinta-feira (9), em reunião extraordinária do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) Tietê será apresentado o “Estudo Ambiental das obras de duplicação do trecho ferroviário Itirapina-Perequê”, proposto pela empresa América Latina Logística, no trecho que corta a Reserva do Morro Grande, em Caucaia do Alto.

Na ocasião, representantes Cia Ambiental, empresa responsável pelo estudo apresentará o projeto com o objetivo de subsidiar a análise do Conselho Gestor para formulação de um parecer sobre o empreendimento em questão.

“É muito importante que a comunidade participe, afinal, além dos problemas já conhecidos da ALL na região como vazamento de óleo etc, recentemente vimos o caso dos trabalhadores em semi-escravidão em Embu Guaçú”, lembra Sandra Beu, gestora da APA de Iitupararanga.





A reunião será no auditório da Faculdade UniRadial – Estácio, na rua Rua Howard A. Acheson Jr., 393 (Km 24,5 da Rodovia Raposo Tavares), Granja Viana, das 9h às 13h.

A intenção de duplicação da ferrovia no trecho que corta a reserva do Morro Grande já foi tema de reunião na APA de Itupararanga em outubro de 2009 mas os representantes da ALL que participariam da reunião não compareceram.

A duplicação da ferrovia só pode se iniciada com autorização de órgãos federais, estaduais e, principalmente, do Conselho Gestor de Itupararanga que tem poder deliberativo sobre a APA – Área de Proteção Ambiental, que abrange a Reserva do Morro Grande.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário