Pesquisa aponta que Raposo Tavares é a pior rodovia entre as principais de SP

A Raposo Tavares é a pior rodovia entre as principais do Estado de São Paulo, pelo menos é o que mostra a pesquisa feita pela CNT-Confederação Nacional dos Transportes, apresentada nesta quarta-feira.

Os aspectos que embasam a pesquisa são a qualidade de pavimentação, a sinalização e a geometria da via.

Entre as dez principais rodovias de São Paulo (as estaduais Bandeirantes, Anhanguera, Imigrantes, Castelo Branco, Anchieta e Ayrton Senna e as federais Régis Bittencourt/Dutra e Fernão Dias), a Raposo é a única que teve classificação ‘regular’ em todos os aspectos pesquisados.

A pesquisa é feita anualmente em todas as rodovias do país e os resultados apresentados neste relatório, na teoria, subsidiam a elaboração de políticas públicas de manutenção de rodovias pelos governos federal, estaduais e municipais.

Rodovia Kms Geral Pavimento Sinalização Geometria
Bandeirantes  157 Ótimo  Ótimo  Ótimo  Ótimo
Castelo Branco  302 Ótimo  Ótimo  Ótimo  Ótimo
Ayrton Senna  119 Ótimo  Ótimo  Ótimo  Ótimo
Anhanguera  439 Ótimo  Ótimo  Ótimo  Bom
Imigrantes    62 Ótimo  Ótimo  Ótimo  Bom
Anchieta    55 Bom  Bom  Ótimo  Bom
Régis/Dutra (BR-116)  524 Bom  Bom  Ótimo  Ótimo
Fernão Dias    90 Bom  Bom  Bom  Bom
Raposo Tavares  279 Regular  Regular  Regular  Regular

Infraestrutura de Apoio





A Pesquisa CNT de Rodovias coleta dados relativos a Infraestruturas de Apoio, avaliando essa variável somente quanto a sua presença ou ausência a cada 10 km. É importante destacar que a avaliação da presença de Infraestruturas de Apoio nas rodovias pesquisadas não afeta a classificação qualitativa da rodovia. Porém, esses elementos são coletados com o intuito de auxiliar o planejamento das viagens dos transportadores, em especial dos autônomos, identificando a presença de locais para descanso, suporte mecânico, alimentação, abastecimento, entre outros.

Entre as dez rodovias já citadas, a rodovia Raposo Tavares ficou em 3º lugar, apresentando um bom número de infraestrutura com borracharias, concessionárias de autos,oficinas mecânicas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes.

Rodovias pedagiadas

O estudo avaliou 65.273 km de rodovias federais e 30.434 km de rodovias estaduais, sendo que 80.315 km estão sob gestão pública e 15.392 km sob gestão de concessionárias. Enquanto apenas 27,8% das rodovias sob a gestão pública estão em ótimo ou bom estado, o percentual positivo das rodovias concedidas é de 86,7%.

Regiões e Estados
O levantamento também mostra os resultados por Estado. São Paulo possui o maior percentual de rodovias em ótima situação, com 49,9% do total, seguida por Rio de Janeiro (20,6%) e pelo estado do Paraná (18%). Já os estados com maior percentual de estradas em péssimas condições são o Acre (38%), Roraima (25,3%) e Amazonas (22,5%).

A pesquisa do CNT faz o ranking de 109 ligações rodoviárias, que são trechos regionais que interligam territórios de uma ou mais unidades da federação, extensões de grande importância socioeconômica e volume significativo de tráfego de veículos de cargas e de passageiros. A ligação mais bem avaliada é o da Rodovia dos Bandeirantes no trecho entre São Paulo e Limeira (SP). Entre as dez melhores, nove interligam municípios de São Paulo e uma liga um município de São Paulo a um de Minas Gerais (Rio Claro a Itapetininga).

Entre as dez piores ligações, a maioria está no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque negativo para o trecho que vai de Rio Verde a Iporá (GO) e de Natividade (TO) a Barreiras (BA).

Fonte: Cotiatododia





1 resposta

  1. Jose Octavio Tasos 26 de outubro de 2012

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