Granja Viana recebe mostra de dança em maio

No dia 18 de Maio, a partir das 19h30, o Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci – Unidade Granja Viana será palco de um grande espetáculo produzido pelo Studio de Dança Valtter Santtos: é a primeira edição da Mostra de Dança. O evento será realizado no Teatro de Arena do Anglo Granja Viana, sob orientação do professor Valtter Santtos, logo após o evento de encerramento das Leonardas – as Olimpíadas do Anglo.

A entrada é franca e todos estão convidados a participar. Para tanto, é só retirar os convites no Anglo (Avenida São Camilo, 2500– Guia da Granja Viana) ou no Studio de Dança Valtter Santtos (Rua Adib Auada 289, no prédio do Espaço Conhecer).

No total, serão realizadas seis apresentações: quatro de casais de alunos doEnsino Médio e Curso Pré-Vestibular. Para finalizar, o Studiode Dança Valtter Santtos mostrarão aos presentes toda sua técnica em mais duas apresentações, entre professores e assistentes. Os ritmos serão os mais variados: salsa, zouk, sambade gafieira, forró e bolero.





Segundo Valtter Santtos, este evento tem por objetivo incentivar a prática de atividades lúdicas e expressivas no contexto da Dança de Salão, por acreditar que dentro do contexto social e técnico desta modalidade de dança, momentos lúdicos são de extrema importância, contribuindo com o bem estar e a qualidade devida dos alunos. Por ser uma das mais antigas formas de arte, em que se expressam emoções por meio de gestos e movimento significativos, a dança permite que as pessoas se expressem, se comuniquem e se percebam como uma totalidade. A dança é uma atividade física completa, desenvolvendo aspectos sociais,cognitivos e motores, traz prazer e estimula a criatividade, quando associados aos aspectos lúdicos, expressivos e de cultura popular.

O coordenador pedagógico do Anglo Granja Viana, Marco Antonio Xavier, explica que a escola moderna não pode se limitar aos conteúdos tradicionais. O espaço escolar também deve estimular no aluno o conhecimento corporal, a interação social e a criatividade. Por suas características, a dança proporciona tudo isso. O coreógrafo e pesquisador da linguagem Rudolf Laban (1879-1958), uma das grandes referências na área, categorizou os movimentos em dois tipos: os funcionais — caminhar, escrever, mastigar, por exemplo — e os expressivos. Nesses últimos, o objetivo é transmitir uma ideia ou sensação, como o estranhamento, a curiosidade, a beleza ou o humor. A dança moderna rompeu a fronteira entre esses dois movimentos, transformando ações simples do cotidiano em expressões poéticas do humano. Nossos jovens precisam aprender que também podem romper fronteiras.

Fonte: Jornal na Net





Deixe seu comentário