Folia de Reis passa também pela Granja Viana

A Prefeitura da Cidade Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Folia de Reis Mário Soares e Folia de Reis do Jardim Lavapés, promoverá até dia 8 de janeiro a folclórica Festa dos Santos Reis.

Com objetivo em manter a tradição, os grupos levam cantigas religiosas para as casas contando a história do nascimento de Jesus. A visita aos moradores se dá com orações e cantorias para os três Reis Magos do Oriente em homenagem ao “Menino Jesus”.

A peregrinação iniciada em 31 de dezembro, passa pelos bairros: Jardins Bem-Te-Vi, Fontana, Belizário, Portão, bairro Granja Viana, Atalaia, km 21, Vargem Grande Paulista entre outros.

De acordo com a história e costumes religiosos, o “reisado” foi introduzido no Brasil Colônia pelos portugueses no século XIX, um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, onde o palco é a praça pública e rua, e pode ser apresentado em residências.





Folia de Reis, Reisado ou ainda Ternos de Reis constitui um dos mais originais folguedos folclóricos. É uma folia conhecida em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Guanabara. No interior, é uma dança do período natalino homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).

A Prefeitura de Cotia através da Secretaria de Cultura tem prestado todo o apoio à festa Folia de Reis, para manter a tradição e os costumes religiosos, e ainda oferece estrutura na organização dos trajetos.

O encerramento da festa acontecerá no Condomínio Algarve, próximo ao km 26 da Rodovia Raposo Tavares e na Rua Lavapés, Jardim da Aclimação, no sábado (8/1), a partir das 17horas.

Mais informações Departamento de Cultura pelo fone 4148-8929.

Folia de Reis Mario Soares: contato Senhor Aparecido fone: 4072 -4706

Paulistano 4703.4429 – 9502.4008

Folia de reis do Jardim Lavapés: Contato Senhor José – fone: 4614.7883-8204.6088.

Fonte: Prefeitura de Cotia





Deixe seu comentário