A Raposo Tavares é a pior rodovia entre as principais do Estado de São Paulo, pelo menos é o que mostra a pesquisa feita pela CNT-Confederação Nacional dos Transportes, apresentada nesta quarta-feira.
Os aspectos que embasam a pesquisa são a qualidade de pavimentação, a sinalização e a geometria da via.
Entre as dez principais rodovias de São Paulo (as estaduais Bandeirantes, Anhanguera, Imigrantes, Castelo Branco, Anchieta e Ayrton Senna e as federais Régis Bittencourt/Dutra e Fernão Dias), a Raposo é a única que teve classificação ‘regular’ em todos os aspectos pesquisados.
A pesquisa é feita anualmente em todas as rodovias do país e os resultados apresentados neste relatório, na teoria, subsidiam a elaboração de políticas públicas de manutenção de rodovias pelos governos federal, estaduais e municipais.
Rodovia | Kms | Geral | Pavimento | Sinalização | Geometria |
Bandeirantes | 157 | Ótimo | Ótimo | Ótimo | Ótimo |
Castelo Branco | 302 | Ótimo | Ótimo | Ótimo | Ótimo |
Ayrton Senna | 119 | Ótimo | Ótimo | Ótimo | Ótimo |
Anhanguera | 439 | Ótimo | Ótimo | Ótimo | Bom |
Imigrantes | 62 | Ótimo | Ótimo | Ótimo | Bom |
Anchieta | 55 | Bom | Bom | Ótimo | Bom |
Régis/Dutra (BR-116) | 524 | Bom | Bom | Ótimo | Ótimo |
Fernão Dias | 90 | Bom | Bom | Bom | Bom |
Raposo Tavares | 279 | Regular | Regular | Regular | Regular |
Infraestrutura de Apoio
A Pesquisa CNT de Rodovias coleta dados relativos a Infraestruturas de Apoio, avaliando essa variável somente quanto a sua presença ou ausência a cada 10 km. É importante destacar que a avaliação da presença de Infraestruturas de Apoio nas rodovias pesquisadas não afeta a classificação qualitativa da rodovia. Porém, esses elementos são coletados com o intuito de auxiliar o planejamento das viagens dos transportadores, em especial dos autônomos, identificando a presença de locais para descanso, suporte mecânico, alimentação, abastecimento, entre outros.
Entre as dez rodovias já citadas, a rodovia Raposo Tavares ficou em 3º lugar, apresentando um bom número de infraestrutura com borracharias, concessionárias de autos,oficinas mecânicas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes.
Rodovias pedagiadas
O estudo avaliou 65.273 km de rodovias federais e 30.434 km de rodovias estaduais, sendo que 80.315 km estão sob gestão pública e 15.392 km sob gestão de concessionárias. Enquanto apenas 27,8% das rodovias sob a gestão pública estão em ótimo ou bom estado, o percentual positivo das rodovias concedidas é de 86,7%.
Regiões e Estados
O levantamento também mostra os resultados por Estado. São Paulo possui o maior percentual de rodovias em ótima situação, com 49,9% do total, seguida por Rio de Janeiro (20,6%) e pelo estado do Paraná (18%). Já os estados com maior percentual de estradas em péssimas condições são o Acre (38%), Roraima (25,3%) e Amazonas (22,5%).
A pesquisa do CNT faz o ranking de 109 ligações rodoviárias, que são trechos regionais que interligam territórios de uma ou mais unidades da federação, extensões de grande importância socioeconômica e volume significativo de tráfego de veículos de cargas e de passageiros. A ligação mais bem avaliada é o da Rodovia dos Bandeirantes no trecho entre São Paulo e Limeira (SP). Entre as dez melhores, nove interligam municípios de São Paulo e uma liga um município de São Paulo a um de Minas Gerais (Rio Claro a Itapetininga).
Entre as dez piores ligações, a maioria está no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque negativo para o trecho que vai de Rio Verde a Iporá (GO) e de Natividade (TO) a Barreiras (BA).
Fonte: Cotiatododia
senhores politicos, prefeitos… tenho uma idéia, façam um PEBLISCITO para mudar o nome da raposo… minhas sugestões: AVENIDA Raposo Tavares ou Rod. Raposo Travada huahauhau