Casas sem portões, templos budistas e um constante clima de paz e tranquilidade. Para a maioria dos paulistanos esse cenário parece um sonho distante, mas a poucos quilômetros da metrópole existe um lugar onde tudo isso é realidade: a Granja Viana. Com 50 km² de área e mais de 35 mil habitantes, o bairro ainda preserva parte da atmosfera que tinha quando nasceu do desmembramento de três grandes fazendas da região da cidade de Cotia (SP), na década de 1940.
Pela proximidade com a capital paulista, a Granja Viana, localizada às margens da rodovia Raposo Tavares, é uma opção residencial para aqueles que trabalham em São Paulo, mas não conseguem conviver com o caos da metrópole. O clima interiorano é garantido tanto pelo grande número de condomínios fechados – que imitam o padrão norte-americano, sem portões nas entradas das casas – quanto pela presença de dois templos budistas: o chinês Zu Lai e o tibetano Odsal Ling, onde é possível entrar em contato com uma filosofia religiosa pouco comum entre os brasileiros.
Dose de adrenalina
Mas nem só de tranquilidade vive o bairro. O Kartódromo Internacional Granja Viana, onde são realizados campeonatos como a Copa São Paulo e as 500 milhas KGV, garante uma boa dose de adrenalina para os amantes do automobilismo. A pista já foi frequentada por figuras ilustres, como os pilotos Felipe Massa e Rubens Barrichello, além do apresentador Otavio Mesquita, que ainda disputa provas por ali.
Entre os atrativos comerciais do bairro estão o Shopping Granja Vianna e o Open Mall The Square, que oferecem várias opções de lojas, lanchonetes, restaurantes e cinemas. Quem busca o contato com a natureza pode visitar o Parque do Cemucam, na Rua Mesopotâmia, e desfrutar de passeios, piqueniques e até atrações musicais que costumam se apresentar no local.
Fonte: Portal Terra