Desde o ano passado, foi feita uma parceria entre a Prefeitura de Cotia, comerciantes e empresários da Granja Viana que viabilizou a instalação de uma câmera de vídeo monitoramento na Praça NisoViana, que receberia o sinal de uma antena próximo à praça (atrás do McDonalds) e faria a captação de imagens.
Receberia, pois, a câmera ali instalada não funciona!
Gerenciado pela Guarda Municipal, o projeto completo de monitoria contava com aproximadamente 100 câmeras só na região da Granja Viana, desde a Estrada do Espigão até a Estrada do São Fernando.
A Associação do km 26,5 na época também se mostrou favorável ao projeto, que deveria ser apresentado a toda diretoria e moradores para aprovação.
A câmera da Praça Niso Viana transmitiria as imagens em um raio de aproximadamente 500 metros, e fazia parte de um Projeto Piloto.
Enquanto isso, os índices de roubos e assaltos crescem no bairro e arredores.
São restaurantes e condomínios assaltados, roubos a caixas eletrônicos e seqüestros relâmpago.
Câmeras estão sendo instaladas no centro
Polêmicas à parte em relação ao corte de árvores no centro de Cotia para a instalação de câmeras de segurança, funcionários de uma empresa especializada trabalham há três dias para instalar os equipamentos que irão monitorar todo o centro.
Por enquanto duas já estão à vista, mas ainda sem funcionar. Uma ao lado do recinto de eventos e outra na Praça Joaquim Nunes.
Outras serão instaladas nas ruas do centro nos próximos dias.
Fonte: Cotiatododia