A Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana tem o prazer de apresentar Guillermo von Plocki, um dos artistas que Solange Viana, galerista, considera em franca ascensão.
Ganhador do Prêmio ‘Governador Mário Covas’ no Salão Paulista de Arte Contemporânea de 2006, é designer gráfico formado na Alemanha, onde atuou durante seis anos no mercado europeu.
Realizou uma individual no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, localizado no charmoso bairro argentino. Na Galeria de Arte von Plocki apresenta um recorte de 10 anos de sua trajetória. A abertura acontece dia 3 de outubro, quinta-feira, das 19h30 às 22h30 e permanece até 1º de novembro.
Nascido argentino, Guillermo mora há quatro anos na Granja Viana. Sua obra é densa e marcante. “A escolha do artista acontece primeiro, instintivamente, depois vem a visita ao ateliê, é quando o namoro se consagra ou não. A obra de Guillermo von Plocki é sutil e ao mesmo tempo marcante. Muitos a consideram melancólica, o que para mim ocorre de forma inversa, são cores que vibram, que transmitem uma calma, mas desconcertante,” define a galerista Solange Viana, curadora, juntamente com von Plocki, da individual.
A obra sem retorno, título desta exposição, remete a vários significados, um deles é rotular o ser humano como um produto de consumo, sem retorno. Por outro lado, existe uma dimensão geográfica que se estabelece com a divisão da figura humana em três, uma expressão de sentimentos relacionados aos países onde viveu. Os pés dizem respeito à Argentina, onde nasceu e criou raízes, a cabeça remonta à Alemanha, origem de sua formação artística e o tronco se relaciona ao Brasil, país que adotou de forma visceral.
Para o crítico de arte Oscar D’ambrosio, “A questão técnica é um elemento essencial da pintura. Inquietações todos nós temos, mas transformar essa sensação de desconforto em obras plásticas de qualidade demanda o desenvolvimento e o amadurecimento de uma percepção visual que se concretiza na execução. Guillermo von Plocki atinge densidade em seu trabalho por progressivamente impor a si mesmo a prática criativa”, conta.
Para D’ambrosio: “Nas obras do artista, a luz tem um papel fundamental como mecanismo que propicia o estabelecer de uma relação com a chamada realidade que se dá com força e delicadeza simultaneamente. O vigor está na maneira de trabalhar; e a sutileza na forma de combinar diversos recursos para atingir a densa expressão de uma imagem”, completa o crítico.
A individual sem retorno, de Guillermo von Plocki apresenta cerca de 20 obras em técnica mista, acrílica s/ tela e aquarela, em diversos formatos, que vão de 2003 a 2013, o visitante irá apreciar um bom recorte da trajetória do artista.
Serviço:
Sem Retorno
Individual de Guillermo von Plocki
Coquetel de abertura: 3 de outubro, quinta-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 4 de outubro a 1 de novembro de 2013
Local: Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana
Rua São João, s/n
Telefone: 4777.0234 galeriadeartesolangeviana@uol.com.br
De segunda a sexta das 11h às 19h agende sua visita